terça-feira, 27 de novembro de 2012

Coroinhas - Servir e Rezar - Dezembro 2012 - Segundo Encontro


Dezembro 2012

Segundo Encontro
 Oração inicial

Cinco minutos.
Perto da minha casa há um belo parque com flores, brinquedos, um grande gramado. Há sempre muitas crianças brincando por ali, pois é um lugar tranquilo e agradável. Certa vez, eu estava sentado num dos bancos, contemplando um grupo de crianças correndo felizes. De repente, uma mulher sorridente sentou-se ao meu lado e começou a conversar.
- Aquele garoto de camiseta azul é o meu filho – disse ela, apontando para um dos pequenos.
- É um garoto bonito e cheio de energia – comentei.
A conversa continuou descontraída por quase uma hora. Então a mulher chamou o filho dizendo que era hora de irem.
- Não, mãe, só mais dez minutos! Por favor! - pediu a criança.
Com um sorriso, a mãe respondeu:
- Está bem, só mais dez minutos.
E lá se foi o garoto, contente de volta a brincar com as outras crianças. Passaram os dez minutos, e novamente a mãe chamou o filho.
- Ah, só mais cinco minutos, por favor! - implorou a criança novamente.
Novamente a sorrir, a mãe deixou a criança voltar a brincar. Virando-se para mim, a mulher disse:
- Meu filho acha que estou dando a ele alguns minutos para brincar, mas na verdade eu é que estou ganhando vários minutos para ficar com ele.
Ambos sorrimos, concordando

Para refletir
Quando fazemos alguma coisa que realmente nos deixa felizes, parece que o tempo voa. Quando estamos na presença de alguém que amamos, acontece o mesmo. Não desperdice as oportunidades que tem de partilhar o seu tempo e atividades com as pessoas que você ama. Esse tempo é valioso. Aproveite cada minuto ao máximo. Não importa se essa pessoa é o seu cônjuge, seu filho, seu amigo... Aproveite ao máximo a presença dela. Às vezes, nos envolvemos demais com atividades como o trabalho ou o estudo, e deixamos de aproveitar a companhia das pessoas. Não permita que isso aconteça na sua vida. Saiba que a coisa mais importante na vida são as pessoas. O emprego, os títulos, o salário e muitas outras coisas certamente são importantes, mas devem vir em segundo plano, pois eles só têm sentido em função das pessoas que nos rodeiam, especialmente a família.

Para discutir
Quanto tempo eu passo por dia com as pessoas que amo? Como gasto meu tempo? Valorizo as pessoas que são importantes na minha vida? Como? O que faço para demonstrar que as amo e que me importo com elas? O que poderia fazer?
Temas para serem trabalhados
Família, valorizar as pessoas, demonstrar amor, dedicação, atenção, aproveitar o tempo, saber eleger as prioridades na vida, amar gratuitamente, reconhecer os verdadeiros amores.

Textos bíblicos  (Jo 13, 34 // Rm 12, 10 // 1Pd 1, 22 // Lc 24, 29 // Mc 3, 13-14 // Js 23, 8 // Jo 15, 4 // 1Ts 3, 8)

Aprofundamento do tema
Hoje em dia é muito comum as pessoas utilizarem-se de diversos meios de comunicação para relacionarem-se com as pessoas. Não é diferente com pessoas da sua idade (coroinha e acólito). Muitos, mesmo pequenos, já possuem celular, tablet, ipod, notebook, e vivem conectados no facebook, Orkut, twitter, msn e diversos outros meios. Mas você já parou pra perceber que isso pode atrapalhar nos nossos relacionamentos pessoais? Tantas outras coisas também podem nos atrapalhar, portanto, esta meditação nos faz o seguinte convite: cultive boas amizades e seja presente na vida de todos os seus amigos, participe da Igreja que é a grande comunidade de fé, não deixe que nada atrapalhe a sua presença na vida das pessoas nem a presença das pessoas na sua vida. Nada substitui a presença. Jesus Cristo poderia ter somente mandado a sua mensagem, mas Ele quis se fazer presente para que pudéssemos nos fazer presentes na vida d’Ele, e com Ele na vida de todos. A melhor maneira de se viver é passarmos a maior parte do nosso tempo junto com as pessoas que amamos, e quanto mais pessoas, melhor.

E na Liturgia
A liturgia é o momento privilegiado de estarmos na presença do Senhor. Quantas pessoas já reclamaram que o padre tá demorando pra acabar a missa, ou que alguma outra coisa está demorando demais... Não faça isso... Perceba que, quanto mais tempo estivermos na Missa, ou em outras celebrações, mais tempo estaremos com Jesus. Querido coroinhas, querido acólito: cada vez que você vier pra reunião, pro encontro, pra catequese, pra missa, ou qualquer outra coisa na Igreja, mais você estará na presença de Jesus. Isso não é maravilho? E Jesus também pode ser encontrado nas outras pessoas... Quanto mais estivermos juntos com outras pessoas, mais estaremos com Jesus, também, pois Ele mesmo disse: “onde dois ou três estiverem reunidos em Meu Nome, Eu estou aí no meio”.
                                                                      
Segue a oração Final
Querido coroinha e querido acólito, o ano de 2013 será especial... Teremos muitos encontros maravilhosos... Você vai gostar! Aguarde...
FELIZ NATAL E UM EXCELENTE ANO NOVO!!!
Pe Fábio, Alexandre, Antonio, Olavo, Rafael!

Nenhum comentário: